Dicas para criar gráficos no Zabbix

A utilização de gráficos no Zabbix é um recurso disponível que auxilia administradores no planejamento da capacidade e dimensionamento de recursos computacionais.

Devemos adotar alguns critérios na criação dos gráficos para que os dados coletados possam ser visualizados da melhor forma possível. Esses dados que serão interpretados tem o propósito de ajudar na análise, e não complicar a vida do administrador.

Vejamos os tipos de dados disponíveis no Zabbix.


Tipos de gráficos

Normal - Usado para a maioria dos casos. Neste tipo de gráfico, as informações ficam uma na frente da outra, todos os itens partem da base. Exemplo: Utilização de rede. Ao utilizar este tipo de gráfico, você poderá selecionar o estilo, tais como: linha, região preenchida, linha grossa, pontilhado, linha tracejada e área gradiente.


Pilha (Stacked) - Geralmente usado para exibir monitoramento de CPU e memória, devido a quantidade de informações. Neste tipo de gráfico, as informações ficam uma em cima da outra, o segundo item começa onde termina o primeiro, e assim sucessivamente.


Torta (Pie) - Usado quando o objetivo é exibir o último valor, ou seja, quando utiliza a função last. Exemplo: Tamanho de espaço livre em disco.


Explodido (Exploded) - Idem ao gráfico tipo torta, com a diferença de separar os itens.

 
Dicas

- Evite usar o estilo área gradiente, pois consome memória do servidor devido aos objetos gráficos que são desenhados.

- Nos gráficos Torta e Explodido, sempre utilizar a função last (último valor coletado).

- Nos gráficos relacionados a %, os valores MIN/MAX do eixo Y sempre devem ser fixos de 0 a 100.

- Nos gráficos relacionados a itens de CPU, os valores MIN/MAX do eixo Y sempre devem ser fixos de 0 a 100.


Agora é com cada um. Use a criatividade e crie gráficos personalizados de acordo com o seu ambiente. Não fique preso nos gráficos disponibilizados nas templates instaladas por padrão.

Agradecimentos ao André Deo pela contribuição do incremento às dicas do tipos de gráficos Normal e Pilha.

Share this:

COMENTÁRIOS

6 comentários:

  1. Me deu ma ideia melhor do Zabbix na parte de grafico. Fiquei perdido no curso.

    ResponderExcluir
  2. Sabem me dizer como faço gráficos em barras com Zabbix? Estou apanhando por aqui :(

    ResponderExcluir
  3. Escreva uma rotina para calcular o posicionamento das marcações da escala de um gráfico de modo que sempre apareçam números redondos. A rotina deve receber a faixa de valores na escala e a quantidade de pontos no gráfico, e devolver as posições das marcações e quantas casas decimais devem ser usadas para que os números fiquem "bonitos".
    exemplo na figura em anexo

    ResponderExcluir
  4. olá, estou com um probleminha em alguns dos meus gráficos. os mesmos são do trafego das interfaces de uma mikrotik. o curioso é que só apresentam buracos os gráficos das interfaces que ultrapassam os 150m de trafego. tem alguma dica para resolver o problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente gap's nos gráficos estão relacionados a performance na gravação dos dados em disco. Faça um tuning no MySQL e também nas configurações do Zabbix Server.

      Excluir