Instalação do plugin Spice no Debian 7.7

Olá pessoal,

Para quem não conhece, o Spice é um protocolo que permite o controle remoto de uma máquina virtual, alem de ser possível controlar uma máquina física. Lembra do VNC? Porém, tem uma série de benefícios infinitamente melhores que o VNC. O foco principal do Spice é fornecer acesso remoto de alta qualidade para máquinas virtuais, superando desafios de virtualização de desktops tradicionais, enfatizando a experiência do usuário. Um dos melhores benefícios que este protocolo oferece e a utilização de dispositivos presentes na maquina física controladora, compartilhando o mesmo com a máquina virtual.
Exemplo: o pendrive conectado em sua máquina física, estará disponível na máquina virtual para uso. Você não precisa plugar o dispositivo no hypervisor para compartilhar o mesmo. Tudo isso é feito remotamente.

Atualmente, estou envolvido em um projeto de virtualização de datacenter com o oVirt e os usuários desse cliente utilizam Desktop Debian para controlarem as VM's.

O plugin Spice pode ser instalado em sistemas GNU/Linux como Red Hat, Fedora e CentOS via YUM. Também existem binários prontos para instalação em MS Windows. Para distribuições como Debian, Ubuntu e outras, é possível fazer a instalação compilando o código-fonte. E é isso que vou demonstrar neste post.

O ambiente utilizado foi o Debian 7.7 64 bits. Vale lembrar que o plugin funciona apenas com o navegador Firefox e também com o Iceweasel (no caso do Debian). No Chrome, a partir da versão 35, não existe mas suporte devido a mãe Google ter retirado o suporte a plugins cross-platform em janeiro de 2014.

É necessário suprir algumas dependências antes de realizarmos a compilação do Spice no Debian.

apt-get install spice-client pkg-config libpackagekit-glib2-dev libnspr4-dev xulrunner-dev zip
Baixar o plugin em http://www.spice-space.org/download/releases/spice-xpi-2.8.tar.bz2 Extrair o pacote e compilar:
tar jxvf spice-xpi-2.8.tar.bz2
./configure
make
make install

Crie o link simbólico para o plugin ficar disponível no navegador:
ln -s /usr/local/lib/mozilla/plugins/libnsISpicec.so /usr/lib/mozilla/plugins/
Abra o navegador e no menu ferramentas clique em Compementos. Em seguida, marque a opção Sempre ativar para o Spice Firefox Plugin 2.8, conforme exibido na imagem.


Agora e possível capturar as VM's remotamente via Desktop Debian.

Share this:

, ,

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário