Monitorando sinal da conexão de internet dos provedores a Cabo com modem Motorola via Zabbix

Olá pessoal,

Quem nunca teve um problema de queda de sinal do modem, lentidão etc com um provedor de internet a cabo (NET, GVT, Viacabo etc) que atire a primeira pedra.

Eu trabalhei como Analista de Redes HFC durante dois anos em um provedor e pude perceber o quanto é difícil manter uma rede HFC estabilizada e sem ruídos na rede que atrapalham os níveis de sinal que mantém a conexão entre o seu modem e o provedor estável.



Neste post eu vou mostrar como é possível capturar os dados do Cable Modem Motorola e monitorá-los com Zabbix.

Para verificar os níveis de sinal do modem Motorola, basta digitar o endereço IP 192.168.100.1 no seu navegador que carregará a interface Web. Nesta interface, teremos acesso as informações de conexão e níveis de sinal, além de configurações que não fazem parte do escopo desse post.

Abaixo, podemos verificar a imagem extraída da interface Web do modem exibindo as informações dos níveis de sinal.



Como eu comentei no início, eu já trabalhei nessa área e sei quais são os níveis de sinal aceitáveis para uma conexão a cabo utilizado nas redes HFC de operadora de TV.

Achei esse link http://www.abusar.org.br/virtua-sinal.html que dá uma explicação detalhada de cada tipo de sinal que precisamos analisar para saber se a conexão está dentro dos padrões. Portanto, se a sua conexão não estiver dentro dos padrões, você tem o direito de reclamar com a sua operadora

Para o monitoramento no Zabbix, o que importa são as seguintes taxas:


  • Signal to Noise Ratio (Relação sinal-ruído - SNR)
  • Power level (nível de potência downstream - RX)
  • Power (nível de potência upstream - TX)
As telas do monitoramento no Zabbix:




Conforme as imagens, o nível de potência upstream da minha conexão está acima do padrão. Como minha internet está funcionando numa boa (ainda), não abrirei chamado com a operadora (vai que os caras mexem e pioram o sinal, hauihauai). Mas ficarei monitorando para ver se vai resolver sem eu reclamar. Piorando os níveis, é a hora de reclamar e "tacar" na cara da operadora, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.

Dúvidas estou a disposição.

Share this:

, , , ,

COMENTÁRIOS

5 comentários:

  1. Oi colega. Tinha o velox aqui na minha casa, uma conexão de "5 MB". Mas aquela porcaria caía tantas vezes no dia, que não dava mais pra aguentar. Fiz 30 mil reclamações e não adiantou, e resolvi cancelar pra colocar a viacabo de 10 Mb, na esperança de que o negócio melhorasse. Acontece que essa outra porcaria tá caindo tb, não tanto como o velox, mas não está estável como que preciso. Tenho que ficar reiniciando esse modem pelo menos 1 vez por dia, e as vezes, umas 5 vezes ao dia. O problema é que eu só percebo acontecer nos finais de semana ou à noite, quando estou em casa para usar a internet, e nessas horas, os técnicos nunca estão disponíveis. Gostaria de saber se esse programa que mencionou emite uma espécie de relatório semanal ou mensal que mostre a quantidade de quedas de velocidade que a internet sofre, de modo a que eu possa provar pra via cabo a péssima qualidade do sinal. Gostaria muito que pudesse me responder tb pelo email capereiraapf@hotmail.com. Muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz esse monitoramento através do Zabbix, que é um NMS. Tem que implementar esse monitoramento no Zabbix para você analisar as métricas que o Modem te entrega.

      Excluir
  2. Boa tarde, Janssen tem algum tutorial de como configurou isso no Zabbix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou disponibilizar os códigos no meu GitHub. Mas eu só testei com o modem Motorola. Não me lembro do modelo dele. Acabou que eu cancelei a assinatura e mudei de operadora. E agora o modem é outro.

      Excluir
  3. Janssen, boa tarde, olhei no seu GitHub e não achei quando disponibilizar se puder postar aqui no blog, ou enviar por email carneiro.lbruno@gmail.com Obrigado

    ResponderExcluir