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Monitorando sinal da conexão de internet dos provedores a Cabo com modem Motorola via Zabbix

Olá pessoal,

Quem nunca teve um problema de queda de sinal do modem, lentidão etc com um provedor de internet a cabo (NET, GVT, Viacabo etc) que atire a primeira pedra.

Eu trabalhei como Analista de Redes HFC durante dois anos em um provedor e pude perceber o quanto é difícil manter uma rede HFC estabilizada e sem ruídos na rede que atrapalham os níveis de sinal que mantém a conexão entre o seu modem e o provedor estável.



Neste post eu vou mostrar como é possível capturar os dados do Cable Modem Motorola e monitorá-los com Zabbix.

Para verificar os níveis de sinal do modem Motorola, basta digitar o endereço IP 192.168.100.1 no seu navegador que carregará a interface Web. Nesta interface, teremos acesso as informações de conexão e níveis de sinal, além de configurações que não fazem parte do escopo desse post.

Abaixo, podemos verificar a imagem extraída da interface Web do modem exibindo as informações dos níveis de sinal.



Como eu comentei no início, eu já trabalhei nessa área e sei quais são os níveis de sinal aceitáveis para uma conexão a cabo utilizado nas redes HFC de operadora de TV.

Achei esse link http://www.abusar.org.br/virtua-sinal.html que dá uma explicação detalhada de cada tipo de sinal que precisamos analisar para saber se a conexão está dentro dos padrões. Portanto, se a sua conexão não estiver dentro dos padrões, você tem o direito de reclamar com a sua operadora

Para o monitoramento no Zabbix, o que importa são as seguintes taxas:


  • Signal to Noise Ratio (Relação sinal-ruído - SNR)
  • Power level (nível de potência downstream - RX)
  • Power (nível de potência upstream - TX)
As telas do monitoramento no Zabbix:




Conforme as imagens, o nível de potência upstream da minha conexão está acima do padrão. Como minha internet está funcionando numa boa (ainda), não abrirei chamado com a operadora (vai que os caras mexem e pioram o sinal, hauihauai). Mas ficarei monitorando para ver se vai resolver sem eu reclamar. Piorando os níveis, é a hora de reclamar e "tacar" na cara da operadora, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.

Dúvidas estou a disposição.

Comentários

  1. Oi colega. Tinha o velox aqui na minha casa, uma conexão de "5 MB". Mas aquela porcaria caía tantas vezes no dia, que não dava mais pra aguentar. Fiz 30 mil reclamações e não adiantou, e resolvi cancelar pra colocar a viacabo de 10 Mb, na esperança de que o negócio melhorasse. Acontece que essa outra porcaria tá caindo tb, não tanto como o velox, mas não está estável como que preciso. Tenho que ficar reiniciando esse modem pelo menos 1 vez por dia, e as vezes, umas 5 vezes ao dia. O problema é que eu só percebo acontecer nos finais de semana ou à noite, quando estou em casa para usar a internet, e nessas horas, os técnicos nunca estão disponíveis. Gostaria de saber se esse programa que mencionou emite uma espécie de relatório semanal ou mensal que mostre a quantidade de quedas de velocidade que a internet sofre, de modo a que eu possa provar pra via cabo a péssima qualidade do sinal. Gostaria muito que pudesse me responder tb pelo email capereiraapf@hotmail.com. Muito grato.

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    1. Eu fiz esse monitoramento através do Zabbix, que é um NMS. Tem que implementar esse monitoramento no Zabbix para você analisar as métricas que o Modem te entrega.

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  2. Boa tarde, Janssen tem algum tutorial de como configurou isso no Zabbix?

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    1. Vou disponibilizar os códigos no meu GitHub. Mas eu só testei com o modem Motorola. Não me lembro do modelo dele. Acabou que eu cancelei a assinatura e mudei de operadora. E agora o modem é outro.

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  3. Janssen, boa tarde, olhei no seu GitHub e não achei quando disponibilizar se puder postar aqui no blog, ou enviar por email carneiro.lbruno@gmail.com Obrigado

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