Zabbix Network Weathermap

Olá pessoALL,

A dica de Zabbix que eu trago no post de hoje é o Zabbix Network Weathermap.

Esse projeto utiliza os conceitos da ferramenta Open Source Network Weathermap. Para quem não conhece, essa ferramenta apresenta, de uma forma gráfica, como as ligações de rede são utilizadas. Ou seja, mostra o consumo de rede entre os hosts e apresenta a sua carga de tráfego.

Perambulando pela internet, especificamente buscando projetos no GitHub, encontrei o projeto Zabbix-Network-Weathermap.

map screenshot

A instalação e configuração do projeto é muito simples. Você precisa apenas seguir a documentação que está contida no projeto que não tem erro.

Funcionamento

Basicamente, o código do projeto faz requisições a API do Zabbix para buscar informações dos itens coletados de entrada e saída do tráfego de rede. Em seguida, gera uma imagem que é atualizada de acordo com o intervalo configurado. Essa mesma imagem (que é estática) é utilizada como background no mapa configurado no Zabbix

Dicas

É importante estudar o arquivo de configuração para saber exatamente o que ajustar. Por exemplo: você precisa definir no parâmetro bandwidth qual é a velocidade do link (em Mbits/s) entre os hosts. Portanto, tome cuidado para que você não configure incorretamente este parâmetro para não prejudicar a leitura do mapa depois.

Sugiro também executar todos os comandos no terminal para entender o que os itens do template fazem.

Como é um projeto que utiliza a API e possui itens com UserParameter, atente-se a dica de incrementar o parâmetro Timeout no arquivo de configuração do agente.

Imagens

Aqui estão algumas imagens mostrando que o funcionamento da solução. Testei e gostei muito do projeto. Agora é elaborar os mapas com os links para ficar mais apresentável.

Atividade de rede baixa entre os hosts.



Atividade de cópia de arquivos entre os hosts.


O template também conta com um gráfico para verificar o tempo que demanda para carregar a imagem e fazer a varredura do arquivo de configuração do mapa.




Espero que gostem dessa dica.

Até o próximo post.

Share this:

,

COMENTÁRIOS

3 comentários:

  1. Muito bacana Janssen, irei testar com certeza. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Janssen Lima, excelente blog sobre Zabbix, usamos no serviço no qual eu trabalho,porém creio que não estamos utilizando nem 10% de todo o potencial de monitoramento. Haveria algum lugar onde eu poderia ler um capítulo de amostra de seu livro para avaliar se compro pra equipe? Sds. Força e Honra!

    ResponderExcluir
  3. Janssen Lima, comprei seu livro, vou investir em conhecimento do Zabbix, e creio que estarei lhe perguntando sobre diversos assuntos. Afinal, nada como beber direto na fonte. Não é?

    ResponderExcluir