Pular para o conteúdo principal

Serviços



Precisa de consultoria ou suporte técnico especializado, acesse: http://www.conectsys.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Integração Zabbix + GLPI

Versão atualizada Essa atualização é em consequência de pedidos vindo dos gringos e também a pedido da Zabbix SIA por ser o 4.º conteúdo mais popular no recém criado  https://share.zabbix.com/  e o 1.º entre os brasileiros.   Para conferir a lista dos mais populares, acesse  https://share.zabbix.com/popular Há um tempo que eu queria desenvolver algo para integrar o Zabbix a algum outro sistema. Esse ano surgiu uma oportunidade de implementação de alguns sistemas de inventário e gerenciamento de chamados. Logo pensei em fazer uma integração para abertura e fechamento automático dos tickets quando ocorresse algum problema que o Zabbix identificasse. Porém, o meu entusiasmo foi logo caindo quando eu percebi que não era uma coisa tão trivial de se fazer. Pesquisei várias fontes em busca de informações a respeito dessa integração, porém não passavam de tutoriais ensinando como abrir tickets no GLPI enviando um e-mail. Estudando mais um pouco o GLPI, percebi que não era possível

Primeiros passos com API do Zabbix

Bom galera, Faz tempo que não posto nada sobre Zabbix. Então, quis presentear vocês com um conteúdo mais avançado. Espero que ao menos 1 vez por mês coloco mais assuntos como esse no blog. Vou mostrar para vocês como utilizar a API do Zabbix. Antes vou explicar de forma básica o que API para os que não sabem do que se trata. Programadores tem a obrigação de saber.  :P - API  - Application Programming Interface  - é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software. Isso permite que aplicações de terceiros utilizem as funcionalidades oferecidas pelo software.

Usando LSOF para verificar porta usada por determinado processo

Outro dia fui realizar alguns testes em aplicações rodando no JBoss e verifiquei que nenhuma aplicação estava funcionando. Verifiquei no log do JBoss que o serviço iniciava e ocorria vários erros, informando que não conseguia fazer o deploy das aplicações. Mesmo parando o serviço do JBoss, verifiquei com a ferramenta nmap que a porta 8080 continuava aberta.