Pular para o conteúdo principal

Dicas para criar gráficos no Zabbix

A utilização de gráficos no Zabbix é um recurso disponível que auxilia administradores no planejamento da capacidade e dimensionamento de recursos computacionais.

Devemos adotar alguns critérios na criação dos gráficos para que os dados coletados possam ser visualizados da melhor forma possível. Esses dados que serão interpretados tem o propósito de ajudar na análise, e não complicar a vida do administrador.

Vejamos os tipos de dados disponíveis no Zabbix.


Tipos de gráficos

Normal - Usado para a maioria dos casos. Neste tipo de gráfico, as informações ficam uma na frente da outra, todos os itens partem da base. Exemplo: Utilização de rede. Ao utilizar este tipo de gráfico, você poderá selecionar o estilo, tais como: linha, região preenchida, linha grossa, pontilhado, linha tracejada e área gradiente.


Pilha (Stacked) - Geralmente usado para exibir monitoramento de CPU e memória, devido a quantidade de informações. Neste tipo de gráfico, as informações ficam uma em cima da outra, o segundo item começa onde termina o primeiro, e assim sucessivamente.


Torta (Pie) - Usado quando o objetivo é exibir o último valor, ou seja, quando utiliza a função last. Exemplo: Tamanho de espaço livre em disco.


Explodido (Exploded) - Idem ao gráfico tipo torta, com a diferença de separar os itens.

 
Dicas

- Evite usar o estilo área gradiente, pois consome memória do servidor devido aos objetos gráficos que são desenhados.

- Nos gráficos Torta e Explodido, sempre utilizar a função last (último valor coletado).

- Nos gráficos relacionados a %, os valores MIN/MAX do eixo Y sempre devem ser fixos de 0 a 100.

- Nos gráficos relacionados a itens de CPU, os valores MIN/MAX do eixo Y sempre devem ser fixos de 0 a 100.


Agora é com cada um. Use a criatividade e crie gráficos personalizados de acordo com o seu ambiente. Não fique preso nos gráficos disponibilizados nas templates instaladas por padrão.

Agradecimentos ao André Deo pela contribuição do incremento às dicas do tipos de gráficos Normal e Pilha.

Comentários

  1. Me deu ma ideia melhor do Zabbix na parte de grafico. Fiquei perdido no curso.

    ResponderExcluir
  2. Sabem me dizer como faço gráficos em barras com Zabbix? Estou apanhando por aqui :(

    ResponderExcluir
  3. Escreva uma rotina para calcular o posicionamento das marcações da escala de um gráfico de modo que sempre apareçam números redondos. A rotina deve receber a faixa de valores na escala e a quantidade de pontos no gráfico, e devolver as posições das marcações e quantas casas decimais devem ser usadas para que os números fiquem "bonitos".
    exemplo na figura em anexo

    ResponderExcluir
  4. olá, estou com um probleminha em alguns dos meus gráficos. os mesmos são do trafego das interfaces de uma mikrotik. o curioso é que só apresentam buracos os gráficos das interfaces que ultrapassam os 150m de trafego. tem alguma dica para resolver o problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente gap's nos gráficos estão relacionados a performance na gravação dos dados em disco. Faça um tuning no MySQL e também nas configurações do Zabbix Server.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Integração Zabbix + GLPI

Versão atualizada Essa atualização é em consequência de pedidos vindo dos gringos e também a pedido da Zabbix SIA por ser o 4.º conteúdo mais popular no recém criado https://share.zabbix.com/ e o 1.º entre os brasileiros.Para conferir a lista dos mais populares, acesse https://share.zabbix.com/popular

Há um tempo que eu queria desenvolver algo para integrar o Zabbix a algum outro sistema. Esse ano surgiu uma oportunidade de implementação de alguns sistemas de inventário e gerenciamento de chamados. Logo pensei em fazer uma integração para abertura e fechamento automático dos tickets quando ocorresse algum problema que o Zabbix identificasse.

Porém, o meu entusiasmo foi logo caindo quando eu percebi que não era uma coisa tão trivial de se fazer. Pesquisei várias fontes em busca de informações a respeito dessa integração, porém não passavam de tutoriais ensinando como abrir tickets no GLPI enviando um e-mail. Estudando mais um pouco o GLPI, percebi que não era possível fazer o fechamento …

Primeiros passos com API do Zabbix

Bom galera,

Faz tempo que não posto nada sobre Zabbix. Então, quis presentear vocês com um conteúdo mais avançado. Espero que ao menos 1 vez por mês coloco mais assuntos como esse no blog.

Vou mostrar para vocês como utilizar a API do Zabbix.

Antes vou explicar de forma básica o que API para os que não sabem do que se trata. Programadores tem a obrigação de saber.  :P

- API - Application Programming Interface - é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software. Isso permite que aplicações de terceiros utilizem as funcionalidades oferecidas pelo software.

Coleção de scripts para API do Zabbix em Shell Script

Olá pessoal,

Criei uma coleção de scripts para uso da API do Zabbix e disponibilizei no meu GitHub.

A ideia é facilitar o entendimento do uso da API, pois tenho recebido alguns e-mails de dúvidas da API usando Python.

Os códigos podem ser baixados em https://github.com/janssenlima/api-zabbix/tree/master/shell_script

Para quem ainda não conhece meu livro de API do Zabbix, segue o link para informações.